Diego Garcia


Tecnologia, Ciclismo, Paternidade e qualquer outra coisa

Docker, por onde começar

Uma das grandes novidades da tecnologia que mais me chamaram a atenção ultimamente é o Docker, essa poderosa ferramenta que veio para deixar qualquer devops feliz da vida. Arrisco dizer que, nos próximos anos, se o Docker não acabar com a virtualização, essa só irá existir em conjunto com o Docker. O projeto ainda está no começo mas já existem pessoas utilizando em produção. Entenda um pouco sobre o que é o Docker e como você pode começar a utilizar em seu dia a dia.

There are comments.

Publicando seu Hello World no Heroku

O que é uma aplicação web se ela não está efetivamente na web? Não precisa ser efetivamente uma aplicação de produção, as vezes precisamos validar protótipos, compartilhar ferramentas online ou até mesmo publicar uma aplicação pela satisfação de publicar. Para isso não é necessário se preocupar com infraestrutura ou gastar dinheiro em aluguel de servidores. Existem diversas opções gratuitas e simples para isso, uma delas é o Heroku.

There are comments.

Testes de carga com o Locust

Quanto de carga sua aplicação web aguenta? Se conseguiu responder essa pergunta, como você fez para medir esse desempenho? Se você não conseguiu responder nenhuma das questões anteriores, ou apenas uma, ou até mesmo respondeu as duas mas em algum momento utilizou a palavra complicado para descrever como testou, chegou a hora de resolver esse problema de uma forma muito simples.

There are comments.

Use o cURL

O cURL é uma poderosa ferramenta de linha de comando open source utilizada basicamente para transferir dados pela sintaxe de chamadas baseadas em URL. Muito popular no mundo Unix, o cURL já vem por padrão na maioria das distribuições linux, porém, existem também versões para windows. Apesar da utilização principal do cURL ser voltada para realizar requisições HTTP, o que poucos sabem é que ele também funciona para outros protocolos como por exemplo FTP, IMAP, POP3, etc.

There are comments.

Validações de formulários e inputs

Qualquer um sabe que é praticamente impossível encontrar sites sem nenhum formulário, nem que seja apenas para contato com o autor. O que algumas pessoas não sabem é que o HTML5 adicionou algumas novas facilidades para lidarmos com formulários e inputs, algumas até, podem aposentar os antigos códigos de válidação em JavaScript.

There are comments.

Arredondando bordas com CSS3

Uma das hypes atuais da web é o uso massivo de imagens redondas, principalmente em avatares. Google, Facebook, Instagram e iOS, são só alguns exemplos de grandes nomes do design que aderiram a essa tendencia. Mas calma, se você quer pegar carona nessa onda, você não precisa ficar editando imagem por imagem do seu site.

There are comments.

String Format no JavaScript

Nessa minha recente aproximação com o JavaScript, a primeira coisa que senti falta foi de um método do tipo Format para trabalhar com strings.

There are comments.


Page 2 / 2